Imperador Barbudo - Apresentação



Neste post inaugural quero falar um pouco da minha situação e meus planos para o futuro.

Sou um cara jovem, entre 20 e 25 anos, no ano passado abri uma empresa totalmente digital, onde trabalho de maneira remota com meus funcionários. Junto com a abertura da empresa, me casei e mudei da casa dos meus pais, então o processo todo foi um caos do caralho. Este ano a coisa começou a andar com um ritmo mais agressivo, então saí do modo "pagar contas para viver" e entrei no modo "tenho um pouco de dinheiro pra aportar". Meus investimentos hoje são nulos, 0, zerinho mesmo, mas pretendo mudar esta situação assim que construir uma reserva de emergência polpuda (o que considero ser R$20.000,00 divididos entre poupança e cash).

Nem eu nem minha esposa temos salário fixo (ela é profissional liberal) e o meu negócio sofre com algum tipo de sazonalidade, então a corrida para aportar provavelmente será estressante e precisarei ser cuidadoso.

Para dar uma visão geral da minha vida:

1. Custo de Vida

Moro no interior, então meu custo de vida é relativamente baixo em comparação com cidades maiores. Atualmente calculo que, vivendo com uma folga (sem a frugalidade extrema) precisamos de R$3.500,00 por mês, divididos entre essas categorias (que eu uso na minha planilha pra controlar e organizar meu orçamento):

1. Outros: geralmente coloco gastos inesperados ou qualquer outra coisa que não se encaixe nas demais categorias;
2. Alimentação: coloco aqui o que gastamos em "comidinhas" fora de casa, restaurantes, pizza, etc.. Recentemente parei de fazer compras grandes no mercado para focar em fazer um plano de marmita todo dia. Estou economizando bastante em relação ao esquema antigo. Todo dia vem uma quentinha aqui na porta de casa que dá para almoço e janta (eu fico o dia todo em casa trabalhando, minha mulher fica o dia todo fora).  O preço da marmita é de R$12,00 + R$1,00 de entrega, então dá R$6,50 por refeição. Durante os fins de semana acabo comendo na casa dos meus pais, então calculo um custo de R$260,00/mês com marmitas pra mim + o que minha mulher come no trabalho + nossas saidinhas infrequentes.
3. Mercado: desde quando me mudei, este foi o maior gasto fora os fixos. Comprávamos muita porcaria que acabava estragando ou que simplesmente não valiam o valor. Recentemente, com o esquema das marmitas, consegui diminuir bem. Só compro refrigerantes, uns miojos pra ter um backup caso falhe a marmita, pãozinho e café pra tomar durante a tarde, produtos de limpeza e de higiene pessoal;
4. Fixo: são as contas recorrentes que preciso pagar todo mês. Este valor de R$1.500,00 foi um chutômetro, porque algumas contas acabam variando, mas basicamente pago:
- Aluguel: R$800,00/mês
- Condomínio: R$200,00/mês
- Luz: R$60,00/mês
- Internet: R$130/mês (antes era R$220,00, mas mudei o pacote pra diminuir)
- Celular: R$40,00/mês
- Faculdade da minha esposa: R$200,00/mês (eu me formei sem dívidas, graças a Deus)
 5. Manutenção: coloco aqui as coisas que compramos para a casa (eletrodomésticos e consertos) e gastos com o carro (meu carro é relativamente velho, apesar de bem conservado, e começou a dar um trabalho recentemente).
9. Lazer: este é bem subjetivo, às vezes coloco custo de alimentação aqui se vejo que saímos por puro capricho e não por necessidade. Também coloco as cervejas, vinhos, cinema, ou qualquer outra merda que compramos sem necessidade.
10. Gasolina: evidente.

Lembrando que este número de R$3.500,00 é a minha meta. O ideal era ficar abaixo disso, mas geralmente fico um pouco acima por falta de autocontrole e espírito de esbórnia.

2. Pequenas Empresas, Grandes Problemas

Minha empresa está enxuta e lucrativa, do jeito que eu quero mantê-la. Atualmente estou acumulando diversas funções e isto me deixa bastante desgastado e nervoso, mas ver o saldo bancário me acalma um pouco. No ano passado tirei uma média de R$3.500,00 ou R$4.000,00/mês, neste ano a coisa começou a mudar em função de uma estratégia de reinvestimento e marketing mais agressivo. Neste mês de Março eu pretendia fechar com R$5.000,00 de lucro e isto seria um marco na minha história (antes de abrir esta merda meu maior salário foi de R$800,00). A minha esposa tira em média R$1.500,00/mês (lembrando que nossas rendas não são fixas, então tem mês bom e mês ruim). Acho que se conseguirmos manter uma renda conjunta de R$6.000,00 a R$8.000,00/mês seria o ideal para viver bem e conseguir aportar magnificamente.
Com a empresa só quero consolidar este crescimento, conseguir manter este nível de produtividade e de trabalho, e poder focar em outros projetos para gerar outras fontes de renda, ainda que menores. Tenho algumas coisas em mente e aos poucos quero implementá-las durante o ano. Também estou operando em uma informalidade tremenda, coisa que planejo mudar assim que possível.

Espero que o blog me seja benéfico e possa ensinar alguma coisa ou outra para vocês!












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomei no Cu e Updates

Fechamento Abril/18 - R$6.455,81

Domingo de Reflexões