Fechamento Abril/18 - R$6.455,81

Nessa correria toda acabei pulando o mês de março. Eu gostaria de dizer que não tive tempo (estava muito corrido no trabalho), mas a verdade é que fiquei desestimulado de continuar com o blog. Vamos ver se agora consigo manter uma rotina de updates interessante.

O fechamento de Março foi bom, tirei em torno de R$6.500,00 de lucro na empresa e isto foi um marco na minha vida. Minha mulher recebeu R$1.800,00, fiz aporte na poupança de R$3.000,00 e deixei outros R$2.000,00 na conta corrente para capital de giro para o meu negócio e as despesas da casa (a intenção é separar o máximo possível essas duas contas, mas por enquanto sem chances).

Neste mês de Abril a minha empresa seguiu em ritmo de crescimento e bati um outro record de rendimento. Meu "pró-labore" foi de R$7.763,28, o rendimento da minha esposa foi de R$2.305,81, totalizando uma renda em conjunto de R$10.069,09. Bizarro pensar que isto está acontecendo, embora eu tenha ansiedades e saiba que existe uma possibilidade de este nível de renda não durar. Mas somo duas pessoas com vinte e poucos gerando uma renda que muita gente mais velha não consegue gerar - e com níveis de aportes bons também, como verão mais pra frente. Percebi que as benesses de se formar uma poupança estão me tirando um pouco o estresse da vida: no começo do ano eu ficava ansioso pensando que não conseguiria pagar as contas, ainda que meu custo fixo seja relativamente baixo. Agora isso nem passa mais pela minha cabeça, eu sei que tenho quase dois meses de contas pagas na poupança. Fazer compras um pouco mais pesadas tornou-se menos estressante também. Comprei uma mesa para montar o meu tão sonhado home-office (passo 80% do meu dia trabalhando em casa, quero criar um ambiente legal) e não perdi noites de sono pensando em como meu aporte ficaria pequeno. SE (e este é um grande SE) a nossa renda continuar assim pelos próximos anos, eu acho que conseguimos formar um grande patrimônio antes dos 30. Também estou trabalhando para ganhar mais dinheiro, minha meta simbólica é bater o salário do meu pai (R$25k/mês), mas até lá tem muito chão.
Vamos para as despesas:


Outros: R$837,80
Alimentação: R$484,06
Mercado: R$481,86
Fixo: R$1.425,58
Manutenção: R$504,50
Lazer: R$641,75
Gasolina: R$350,00

Resumão: GASTEI PRA CARALHO. Já passei mês com R$3.100,00 tranquilão, este mês o custo foi de R$4.725,55. Fiquei triste de ter esbanjado tanto (alguns gastos foram necessários, como por exemplo os R$310,00 que gastei na mesa, ou os R$360,00 em passagens aéreas para as minhas "férias" em Julho, mas realmente comi muito em restaurantes e comprei uma caralhada de vinhos). Mas também fiquei feliz porque, mesmo tendo um gasto do diabo, consegui preservar 47% da minha renda. Fiquei com um superávit de pouco mais de R$5k, joguei R$3.455,81 para a poupança (totalizando R$6.455,81 em aportes) e o restante está distribuído entre as minhas contas, para giro. Nunca tive essa quantidade de dinheiro, estou bastante feliz.

Lembrando que a minha meta era formar um colchão de emergência de R$20k e depois começar a pensar em investimentos. Já estou em 49% desta meta, se considerar o meu dinheiro em conta, e isso me deixa tranquilo. Este mês conversei com um contador sobre legalizar meu negócio. Ainda penso que, agora, o melhor tipo de investimento que posso fazer é na minha empresa, onde estou com retornos consistentes e sólidos. Estou com dois planos de expansão que têm o potencial de alavancar extremamente a minha renda, pra chegar no nível do Investidor Precoce. Mas por enquanto, vamos com calma, como meu pai sempre diz: bebê que nasce grande, ou morre cedo, ou mata a mãe. Para Maio ficaria feliz em apenas manter este nível de rendimento, sem almejar crescimento, mas algum espírito ancestral judeu dentro de mim provavelmente vai falar mais alto.

Na vida pessoal o mês também foi bom. Saí bastante com a mulher, acho que estava devendo isso pra ela. Mesmo nós dois estando de acordo a respeito da frugalidade e da idéia de early retirement, acho que faz falta na vida de um casal jovem a famosa ESBÓRNIA de gastar dinheiro com coisas overpriced, como restaurantes, vezenquã. Claro, sem deixar isso virar rotina. Mas comemos muito bem, descobrimos lugares bacanas na cidade, ela acabou comprando umas roupas bem caras pra ajudar na lojinha da minha mãe, e no fim das contas ainda conseguimos guardar metade da renda. That's what I call living. Ainda fui ver o filme do Avengers e me lembrei da época em que eu curtia quadrinhos. Baixei uma porrada de HQ's antigas e estou lendo esporadicamente durante o dia. O que me faz lembrar de que várias das coisas boas da vida são baratas ou de graça: um livro maneiro, um filme bom (menos o Avengers, que foi caro), uma bela trepada.

Abraço para a finansfera e vamos à luta!





Comentários

  1. Olá, Imperador!
    No começo o blog dá uma desanimada mesmo, poucas visitas etc mas fique em frente e firme, use como um motivador para te deixar nos trilhos, comente nos blogs dos colegas para que te conheçam.

    Específico à empresa, sei exatamente o que está passando. Quando comecei, e até hoje, essa "ansiedade" me eprsegue: "tenha ansiedades e saiba que existe uma possibilidade de este nível de renda não durar".
    Mas um mês atrás do outro continuei batalhando firme aumentando a receita devagar O temor e ansiedade permanece, pois é até difícil de acreditar.

    O que faço? Mantenho o foco na construção da carteira, pois se algum dia minha ansiedade se tornar realidade e não conseguir mais reproduzir a receita, pelo menos já tenho a reserva financeira.

    Mantenha a estrutura da sua empresa enxuta, com custos baixos, cresça devagar e com humildade que não tem erro.

    Ainda, não cometa os erros que eu cometi. Você é novo e tem oportunidades enormes pela frente, principalmente o tempo a seu favor, então aproveite-o.
    Quando comecei a ter uma receita melhor, saí comprando terreno, carros, participação em empresas etc
    No fim, demorei a perceber que estava comprando só passivos e que o banco era o dono de tudo, não eu.

    Felizmente, consegui corrigir a toada a tempo, agora corro para fazer o primeiro milhão, pois sei que só assim essa ansiedade e insegurança vai parar de me perseguir.

    Quando for legalizar sua empresa, estude bem os regimes de tributação (simples vs lucro presumido), veja em qual categoria se enquadra, valor do ISS do seu município e se possui funcionários.

    No SIMPLES houve uma mudança recente na forma de apuração da alíquota para fins de tributação, mas no valor a pagar já está embutido ISS e INSS patronal dos funcionários.
    No presumido, por outro lado, irá pagar o ISS municipal + o INSS patronal, além de FAT e outros.

    Na minha situação específica, eu mesmo fiz a apuração e projeção de faturamento, decidindo, nesse exercício de 2018, a abandonar o SIMPLES.

    Estou à disposição para auxiliá-lo, inclusive com apoio e orientação que precisar.

    Tenha paciência, que a recompensa virá. O ser humano é ansioso e impaciente, mas o tempo, com toda sua delicadeza, sempre venceu a pressa.

    Abraços, boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Investidor Precoce! Primeiramente, muito obrigado por passar por aqui e deixar este comentário :)

      Essa ansiedade em relação ao futuro é foda, ainda mais na minha situação em que estou trilhando um caminho "sem volta". Todos os meus colegas de faculdade estão investindo no tradicional plano de carreira da corrida dos ratos e eu tô apostando que não voltarei à CLT tão cedo. Meu último salário registrado foi de R$800,00/mês como estagiário, agora estou quase chegando nos R$8k trabalhando "por conta" (minha empresa é de serviços e eu faço contratos para terceirizar grande parte das atividades, mas ainda assim eu sou o coração do negócio).

      Em relação à tributação, um contador já fez uma simulação com lucro presumido e me mostrou um valor assustador. Estou conversando com um contador novo que pode trazer novas perspectivas, uma vez que o meu caso é estranho (por ex., não tem CNAE para o que eu faço). Vai ser complicado esse processo de legalizar, mas vai me deixar um pouco mais tranquilo quanto à perenidade do negócio.

      Muito obrigado pelas palavras e pela presteza, IP!
      Abração e sucesso!

      Excluir
  2. To começando também imperador, realmente desanimador, mas acredito que conforme o blog vai maturando as coisas ficam mais interessantes, vou seguir vc. Abraços e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Parece que já tem uma "nova geração" nascendo na finansfera, com volumes menores de dinheiro, todos almejando ficar na classe A. Vai ser bacana acompanhar todos os iniciantes :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tomei no Cu e Updates

Domingo de Reflexões